O objetivo deste portfólio é compartilhar com vocês algumas das produções realizadas ao longo da minha trajetória.
O objetivo deste portfólio é compartilhar com vocês algumas das produções realizadas ao longo da minha trajetória.
RESUMO
O presente trabalho apresenta uma proposta de utilização da Lousa Interativa nas aulas de matemática nos anos iniciais nos Ensino Fundamental. A Lousa Interativa é um recurso pedagógico muito rico que oferece possibilidades no planejamento de atividades, nas quais a interação e a participação dos alunos são bastante valorizadas. Aliada às estratégias de jogos, ofereceu-se opções de atividades que pudessem ser utilizadas pelos professores para tornar as aulas mais dinâmicas e criativas. Nesse sentido, buscou-se despertar no professor o interesse em desvendar todos os recursos que a Lousa Interativa oferece, para que criassem suas próprias atividades. Deseja-se desmistificar o uso da tecnologia integrada à Educação. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, na qual a pesquisadora é parte integrante do processo de desenvolvimento das atividades. Os resultados alcançados durante o período de aplicação das atividades foram bastante satisfatórios e motivadores. A participação dos alunos foi intensa, empenhados na busca dos resultados aos desafios propostos. Espera-se que os professores, ao utilizarem as estratégias propostas nesta pesquisa, consigam despertar nos alunos a vontade de aprender sempre, de pensar matematicamente com satisfação e curiosidade, e sentir prazer na produção de seus jogos.
Veja o trabalho na íntegra:
Alcântara, Maristela TCC Tecnologias na Aprendizagem – SENAC SP 2011
Durante o mês de julho de 2015 participei do programa Minuto Singularidades na rádio Eldorado.
O assunto tratado foi: A importância do Ensino de Programação de Computadores na Educação Básica.
O objetivo deste trabalho é contribuir com o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, através da produção de pequenas histórias lógicas. Durante a construção dessas histórias, além do desenvolvimento do raciocínio lógico, as crianças lidarão com diferentes recursos digitais – softwares para a criação de desenhos virtuais, manipulação de webcam, edição de textos, e ao final da oficina, poderão apreciar e compartilhar suas produções na Lousa Interativa. Durante a construção das histórias as crianças aprenderão a trabalhar com diversas informações, além de manipulá-las corretamente para a obtenção das soluções propostas nos desafios, estimulando o interesse pela descoberta.
Para maiores informações acesse:
2015
Compartilhar diferentes possibilidades de uso dos recursos tecnológicos digitais unindo tecnologia, arte e muita criatividade.
Para saber mais, faça o download destes arquivos:
2014
Apresentar aos professores do Ensino Fundamental I diferentes recursos tecnológicos que possam contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao bloco espaço e forma.
Vivenciar através da exploração do próprio corpo simulações de aplicativos e ferramentas desenvolvidos para o aprendizado do pensamento computacional e raciocínio lógico-matemático.
Explorar diferentes recursos tecnológicos que potencializem o aprendizado dos seguintes conceitos: ângulo, retas paralelas, retas perpendiculares, leitura de mapas e traçado de itinerários, esquerda, direita, para cima, para baixo, deslocamentos na malha quadriculada, horizontal, vertical, coordenadas cartesianas.
Para mais detalhes desta proposta acesse:
2012
Nós educadores precisamos despertar nestas crianças e jovens a satisfação na descoberta. Nada de entregar receitas prontas, algoritmos, fórmulas, histórias finalizadas, produtos terminados, NÃO, vamos ajudá-los a criar, a descobrir novos conhecimentos, inventar, produzir e, desta forma, estaremos realmente contribuindo com a sua evolução. E para isso, as TICs podem ser grandes aliadas.
No mapa mental apresentado abaixo procuramos mostrar diferentes caminhos que podem ser utilizados para a exploração dos recursos tecnológicos agregando valores à sua prática pedagógica.
A produção, a comunicação e a colaboração são imprescindíveis neste processo. Quando o aluno produz a sua autoestima eleva, a criatividade é despertada, o raciocínio cognitivo é desenvolvido. Compartilhar com os amigos as suas descobertas é excelente para despertar nesses estudantes a responsabilidade daquilo que produzimos e, consequentemente, estaremos contribuindo para a aprendizagem colaborativa – todos aprendendo com todos.
Vamos discutir sobre este assunto?
Aguardo vocês….
Forte abraço
2014
Teoria da Aprendizagem Multimídia
Bibliografia:
Aprendizagem Multimídia
Richard E. Mayer
Aprendizagem Multimídia (PPSX)
Aprendizagem Multimídia (PDF)
2013
O objetivo deste vídeo é divulgar as diferentes formas da integração das tecnologias à educação. Este vídeo foi desenvolvido para compartilhar a solução do Quebra Cabeça dos Retângulos. Produzir vídeos com soluções para problemas é uma estratégia para garantir a efetivação do aprendizado. Buscar formas de ensinar garantem um aprendizado significativo.
2013
Este mapa mental foi desenvolvido com o objetivo de ampliar e familiarizar os usuários das diferentes formas de utilização de todos os recursos tecnológicos através da pesquisa, produção, comunicação e colaboração.